É mais um caso de irregularidades nos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) do Porto. Desta vez, a suspeita recai sobre três funcionários da empresa que, alegadamente, usavam o parque de estacionamento dos SMAS para fazerem trocas ilegais de matrículas de carros.

Segundo a RTP e a edição de ontem do jornal “Público”, os indivíduos foram identificados na passada segunda-feira, quando as autoridades foram alertadas para “movimentos suspeitos”.

A polícia ter-se-à dirigido, de imediato, para o parque de estacionamento, mas não conseguiu surpreender os suspeitos em flagrante, tendo sido apenas identificados. Entre os indivíduos, encontram-se o responsável pelo parque de estacionamento e outros dois funcionários dos SMAS.

Caso nas mãos da PJ

A investigação teve como base a denúncia de um trabalhador, em Maio passado, que dava conta da “entrada nos serviços de um funcionário, numa viatura com matrícula portuguesa, acompanhado por um indivíduo estranho”. A testemunha acrescentou ter visto o funcionário a retirar a matrícula e a colocar outra de país diferente”.

Ainda de acordo com o jornal “Público”, a Câmara do Porto confirmou que o Conselho de Administração dos SMAS participou à PSP “um caso com aqueles contornos”. O Departamento de Investigação e Acção Penal já tomou conhecimento da ocorrência e passou a investigação para a Polícia Judiciária do Porto.

João Queiroz
[email protected]
Foto: André Sá / Arquivo JPN