A polícia britânica neutralizou, esta quinta-feira, um atentado terrorista, que pretendia fazer explodir entre seis a dez aviões amanhã, sexta-feira, durante voos entre a Grã-Bretanha e os EUA.

O Reino Unido acordou com a declaração inédita do ministro do Interior, John Reid, a alertar para “uma ameaça” terrorista. “A polícia efectuou uma grande operação antiterrorista para acabar com aquilo que pensamos ser uma ameaça maior contra o Reino Unido e os seus parceiros internacionais”, anunciou.

Ainda segundo o ministro, os terroristas queriam “abater vários aviões em pleno voo, causando a perda de um número considerável de vidas”. Nesse sentido, o Reino Unido já decretou a subida do nível de alerta, de “severo” para “crítico”, o mais alto da escala de segurança.

24 pessoas, de origem paquistanesa ou do sul da Ásia, terão sido detidas, fruto de uma investigação da polícia britânica, que durava há vários meses. Só hoje é que se activou o nível “crítico”, substituindo o “severo”, que significa que um ataque é esperado de forma iminente.

As medidas de segurança foram reforçadas nos aeroportos. Como os explosivos líquidos seriam transportados em bagagens de mão, os passageiros estão proibidos de levar bolsas para a cabine do avião. Objectos pessoais e medicamentos só em sacos transparentes.

A maioria das grandes companhias internacionais está a cancelar os voos para Londres/Heathrow, até às 13h, respondendo ao apelo da autoridade britânica dos aeroportos. Londres-Heathrow é o primeiro aeroporto europeu no número de passageiros transportados (68 milhões de pessoas por ano).

EUA em alerta máximo

Depois do anúncio do Governo britânico da descoberta de uma conspiração terrorista, as autoridades norte-americanas elevaram a segurança ao nível máximo de alerta, relativamente aos voos provenientes do Reino Unido.

Em Portugal, a TAP disponibilizou uma linha telefónica para os passageiros acompanharem a situação dos voos com destino aos aeroportos de Londres. Os passageiros podem ligar para o 707 21 31 41.

Carina Branco
Foto: SXC