Foi com poucas palavras, mas com um discurso pleno de confiança, que Jesualdo Ferreira se apresentou como novo treinador do FC Porto. Acompanhado pelo presidente dos dragões, Pinto da Costa, o técnico começou por agradecer a “forma dedicada como a administração se empenhou” na sua contratação.

“É uma honra estar aqui a ser apresentado como treinador do FC Porto”, afirmou. Depois de avisar que não iria falar sobre assuntos relacionados com a equipa, Jesualdo Ferreira falou de vitórias: “Estou num clube que está habituado a ganhar, que quer ganhar e eu sou um treinador que quer ganhar”.

O ex-treinador do Boavista não quis deixar também de felicitar os jogadores e a equipa técnica, que também esteve presente na conferência de imprensa, pela conquista da Supertaça Cândido Oliveira.

O 46º treinador do FC Porto prometeu “trabalhar muito” para “viver grandes vitórias” e não esqueceu os adeptos portistas a quem endereçou um pedido. “Estejam em peso no jogo, na sexta-feira, no Dragão, pois eu confio nos jogadores e naquilo que somos capazes de fazer”, disse.

Ao presidente dos dragões coube a apresentação do novo técnico: “É muito fácil apresentar quem não precisa de apresentações”, começou por dizer Pinto da Costa, lembrando a admiração que tem “há anos” por Jesualdo. “É juntar o útil ao agradável: trabalhar com um amigo que tem grande capacidade e conhecimento”, acrescentou.

De seguida, Jesualdo foi orientar o treino dos dragões, para começar a preparar a estreia no campeonato na sexta-feira, com o União de Leiria, às 21h30, no Estádio do Dragão.

Pedro Emanuel mais dois anos

Já tinha acontecido com Derlei, agora foi Pedro Emanuel. Antes da apresentação de Jesualdo Ferreira, Pinto da Costa anunciou a renovação do contrato do central por mais uma época (com outra de opção) e destacou o “momento de infortúnio” do defesa, que está lesionado, para mostrar a “gratidão” para quem “dentro e fora de campo interpreta a mística do F.C. Porto”.

Pedro Emanuel referiu ser “muito importante” esta “renovação num momento difícil” e agradeceu o “reconhecimento do clube”. “Só posso dizer obrigado e que continuarei a ser o que fui até hoje”, concluiu.

João Queiroz
[email protected]
Foto: FCP