Está confirmado: o Belenenses mantém-se na Liga, o Gil Vicente é despromovido à Liga de Honra. O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol considerou improcedente o recurso do Gil Vicente que visava anular a decisão da Liga Portuguesa de Futebol e que despromovia o clube de Barcelos à Liga de Honra, no âmbito do chamado “Caso Mateus”.

Ambos os clubes foram informados da decisão, da qual já não há possibilidade de recurso nas instâncias desportivas. Assim, em definitivo, o Gil Vicente deverá apresentar-se no próximo domingo frente ao Leixões, na primeira jornada da Liga de Honra, enquanto o Belenenses visitará o Benfica.

No entanto, o Leixões – que terminou a época passada no terceiro lugar do segundo escalão – já anunciou a intenção de reclamar o direito desportivo a ocupar a vaga deixada pelo Gil Vicente, devendo haver um novo recurso.

Belenenses fala em “vitória do futebol e da justiça”

O Belenenses já reagiu através do presidente que, em conferência de imprensa, classificou a decisão do CJ como “uma vitória da credibilidade do futebol e da justiça”. Cabral Ferreira lembrou ainda que as duas últimas deliberações – da Comissão Disciplinar da Liga e do CJ – foram unânimes, o que “prova a razão do Belenenses”.

Em declarações à Sic Notícias, o presidente do Gil Vicente, anunciou que vai recorrer junto dos tribunais administrativos. António Fiúza afirmou que acredita “piamente” que o tribunal vai dar razão ao clube de Barcelos, num processo que “foi mau demais para ser verdade”.