No próximo ano lectivo, a Federação Académica do Porto (FAP), em cooperação com a Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto, vai continuar a oferecer aos alunos da academia o “Aconchego”. Trata-se de um programa que promove o acolhimento de jovens do ensino superior em casas de idosos das diversas freguesias do Porto.

O “Programa Aconchego” é uma iniciativa que partiu, em 2004, da autarquia portuense, com o objectivo de colmatar a solidão que afectava particularmente a população sénior da freguesia de Santo Ildefonso. O sucesso levou a que, no ano seguinte, o projecto se alargasse a todas as freguesias da cidade.

A FAP ainda não pode avançar com o número de candidaturas que, para já, chegaram à associação, até porque o interesse se verifica sobretudo no início de Setembro, altura em que começam a chegar os estudantes à cidade.

O presidente da FAP, Pedro Barrias (na foto), acredita que o programa vai correr bem à semelhança dos outros anos, uma vez que o projecto “está a crescer de uma forma sustentada, o que permite que todos os casos sejam bem acompanhados”.

“Há uma reunião periódica em que se analisam os processos e contactamos com os estudantes, de forma a evitar quaisquer atritos entre o estudante e o idoso”, explicou ao JPN, o dirigente.

A FAP tem um papel activo no processo, estando encarregue da divulgação, das candidaturas e da selecção dos estudantes que, depois da triagem, são sujeitos a uma entrevista com assistentes sociais.

Ao “Programa Aconchego” apenas se podem candidatar os jovens de outras cidades do país e com idade compreendida entre os 18 e os 28 anos. Os idosos, com mais de 60 anos, têm que residir no Porto e terem condições para acolher os estudantes do ensino superior.

João Queiroz
Foto: Andreia C. Faria/Arquivo JPN