FC Porto e União de Leira encontram-se esta noite, pelas 21h30, no Estádio do Dragão, naquele que é o jogo de inauguração da Liga Bwin 2006/2007. Pela primeira vez, desde há 34 anos, dezasseis equipas disputam o campeonato e apenas duas descem à Liga de Honra.

O jogo entre portistas e leirienses assinala outras estreias. Jesualdo Ferreira, o novo treinador dos dragões, senta-se pela primeira vez no banco da equipa. Domingos Paciência, ex-jogador do FC Porto e agora treinador do Leiria, faz também o primeiro jogo como técnico de um plantel da primeira divisão. E ainda há o médio dos dragões, Lucho Gonzalez, que viu, pela primeira vez esta época, o seu nome na lista de convocados dos campeões nacionais.

A grande novidade é, de facto, o médio argentino que esteve afastado dos jogos de preparação para a nova época, devido a uma lesão sofrida durante o Mundial da Alemanha. Ezequias e Diogo Valente ficaram de fora por opção técnica.

Jesualdo anunciou que vai manter, para já, o 3-4-3 desenhado por Co Adriaanse e, por isso, deverá também fazer alinhar os mesmos jogadores que subiram ao relvado do Municipal de Leiria, onde conquistaram o primeiro troféu da época.

O treinador do Leiria, Domingos Paciência, chamou nove dos dez reforços para a deslocação ao Estádio do Dragão: o guarda-redes Bruno Vale, os defesas Marcos António, Valdomiro e Faria, o médio Paulo Machado, e os avançados Paulo César, Ivanildo, Sougou, N’Gal e Slusarski.

Sporting amanhã, Benfica no domingo

A jornada inaugural da Liga prossegue amanhã, sábado, com os jogos Beira Mar-D. Aves (19h), Braga-Paços de Ferreira (21h) e Sporting-Boavista (21h15).

Para domingo estão marcados três encontros: Naval-Estrela da Amadora (17h), Marítimo-Nacional (21h15) e Benfica-Belenenses (19h15 ). A primeira jornada termina na segunda-feira com o Setúbal-Académica (20h30)

João Queiroz
[email protected]
Foto: DR