Alfredo Reinado fugiu hoje, quarta-feira, da cadeia de Becora, em Díli, com outros 56 reclusos, incluindo 16 ex-membros das forças armadas timorenses e cinco condenados por homicídio.

De acordo com fonte oficial citada pela agência Lusa, os detidos saíram pela porta principal do estabelecimento às 15h (07h em Lisboa), sem oposição dos membros de segurança. As polícias internacionais em Timor-Leste sob o comando da ONU já estão a lançar operações para capturar os fugitivos.

Alfredo Reinado esteve à frente da cadeia de comando das forças armadas timorenses até Maio. Foi um dos principais intervenientes na crise político-militar, que levou à demissão do antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri.

No processo de desarmamento entre as partes em confronto, o major foi o primeiro a devolver armas, mas foi detido, em Julho, por posse ilegal de material de guerra.

A detenção foi feita ao abrigo do protocolo bilateral entre Timor-Leste e a Austrália, de acordo com as medidas de emergência aplicadas a 30 de Maio por Xanana Gusmão.

A fuga de hoje coincide com o sétimo aniversário do referendo que conduziu à independência do país.

JPN c/ Agência Lusa