O problema na economia portuguesa “não está na falta de matéria-prima”. Há “massa cinzenta”, mas “é preciso incentivar novos negócios à escala internacional que sejam diferenciadores e que gerem valor”. A receita, enunciada ontem pelo presidente da AlumniLEIC, Pedro Castro Henriques, na apresentação dos vencedores do Alumnidea, ilustra o espírito do concurso de ideias, que premeia com dinheiro e outros apoios a criação de novas empresas por actuais ou antigos alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

De um total de 200 ideias que foram a concurso, o júri seleccionou três planos de negócio: OPTICIM, Face in Motion e Geogaleria. Os critérios de selecção foram a inovação, a oferta de valor, a capacidade de internacionalização e a sustentação da proposta. Ao contrário de outros concursos do género, o Alumnidea só pede a apresentação de um plano de negócios na fase final, valorizando, desta forma, a ideia.

A OPTICIM, dos alunos finalistas Mário Ribeiro, Ricardo Guimarães e do docente José Rocha e Silva, desenvolveu um “software” de simulação que permite reduzir em cerca de 5% os consumos das cimenteiras nacionais, o que corresponde a uma poupança anual de mais de dois milhões de euros.

Outro sistema que permitiria poupanças de tempo e dinheiro, mas numa área radicalmente diferente, é o Face in Motion. Os autores, Verónica Orvalho e João Orvalho, criaram um sistema quase automático do processo de “character setup” numa produção de animação, que permite criar personagens 3D em menos tempo (cerca de 90 a 99% mais rápido) e com uma redução de metade dos custos.

O terceiro premiado foi a Geogaleria, de Pedro Pacheco, Isabel Neto, dois actuais alunos da FEUP, e Hugo Valente, já licenciado. Trata-se de uma plataforma “web” que inclui um álbum de fotografias, com a particularidade destas serem organizadas geograficamente, através de um mapa. O sistema, semelhante ao célebre Flickr, foi distinguido porque “um bom negócio não é só o que não existe” mas também o que utiliza o existente para acrescentar valor, justificou Pedro Gomes, da AlumniLEIC.

Cada uma das ideias premiadas receberá cinco mil euros, para aplicar na criação da empresa, um ano de espaço de incubação no Parque de Ciência e Tecnologia do Porto, consultadoria grátis na Escola de Gestão do Porto, apoio da Beta – Capital de Risco e “software” de gestão oferecido pela SAGE.

O concurso de ideias de negócios, organizado pela associação de antigos alunos do curso de Engenharia Informática da FEUP, foi lançado em Abril deste ano. A AlumniLEIC espera que a segunda edição do concurso arranque em Março do próximo ano, com mais capital de risco e horas de consultadoria.

Texto e foto: Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt