Uma noite mágica de Cristiano Ronaldo permitiu à Selecção Nacional conquistar ontem, sábado, no Estádio do Bessa, a segunda vitória no Grupo A da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2008. O jogador do Manchester United marcou dois dos três golos com que a equipa das quinas derrotou a frágil formação do Azerbaijão.

Foram três, mas podiam ter sido muitos mais não fosse a noite infeliz de alguns jogadores como Nuno Gomes ou mesmo Simão Sabrosa. Num jogo que teve praticamente só um sentido, os portugueses começaram por ter algumas dificuldades para desfazer a débil muralha azeri.

Apenas aos 20 minutos Deco, de cabeça, deu o primeiro sinal de perigo. Cristiano Ronaldo encarregou-se, pouco depois, de fazer um 1-0, após um excelente passe do luso-brasileiro. O mais difícil estava feito e Scolari, que já mostrava alguma impaciência, respirava de alívio.

Logo a seguir, Ronaldo voltou a brilhar com um excelente pontapé de bicicleta que levou a bola ao fundo das redes da baliza azeri, mas o árbitro invalidou o golo. Um erro que não perturbou a selecção que viria a alargar a vantagem através de uma recarga de Ricardo Carvalho na sequência de um livre apontado por Cristiano Ronaldo.

Na segunda parte, os jogadores portugueses regressaram dos balneários já a pensar no encontro de quarta-feira com a Polónia. O Azerbaijão aproveitou a passividade dos lusos e esteve mesmo perto de festejar o golo, após uma desatenção da defesa portuguesa.

O marcador não mais voltou a ser alterado até aos 63 minutos, quando Cristiano Ronaldo bisou na partida ao dar o melhor seguimento a um cruzamento perfeito de Simão. Nuno Gomes teve ainda o quarto golo nos pés, mas a noite não era dele. Era mesmo de Cristiano Ronaldo.

Com a vitória de ontem, a Selecção portuguesa subiu ao terceiro lugar do grupo A, que é liderado pela Sérvia que venceu a Bélgica por 1-0. Na quarta-feira, Portugal desloca-se a Chorzow para defrontar a Polónia que derrotou também ontem, sábado, o Cazaquistão por 1-0.

João Queiroz
[email protected]