Os primeiros licenciados em Ciências e Tecnologia do Ambiente apresentam, hoje, quarta-feira, os resultados dos trabalhos de estágio final. O curso foi lançado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) em 2001.

“Os novos técnicos de ambiente licenciados pela FCUP são um caso de sucesso. O curso de banda larga e formação aberta é garantia de sucesso devido às apostas na versatilidade e numa gestão de qualidade bem desenvolvida”, explicou ao JPN a directora da licenciatura, Teresa Vasconcelos.

A novidade e mais-valia deste curso é a abrangência. Ministrado por docentes externos, os alunos recebem formação não só nas áreas de química, física ou biologia, mas também de economia e direito. “Esta complementaridade é fundamental para o elevado grau de empregabilidade destes recém-licenciados”, acrescentou Teresa Vasconcelos.

Os 11 primeiros licenciados já se encontram quase todos empregados, sobretudo em empresas de resíduos onde estagiaram. “São bem aceites porque têm a formação necessária para efectuar o tratamento correcto e adequado aos diversos resíduos poluentes”, esclarece ainda a directora da licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente.

Três dos recém-licenciados, em conjunto com outro da FEUP, apostaram na criação de uma empresa de tratamento de efluentes.

Mónica Cardoso, uma das alunas envolvida neste projecto, falou ao JPN acerca dos objectivos da nova empresa. “A nossa empresa vai rentabilizar os recursos de uma outra já existente, a CQO, na elaboração de estudos e concepção de materiais de tratamento de águas residuais. Talvez no futuro possamos mesmo avançar para a criação de estações de tratamento”, diz. “Este curso surpreendeu-me. Tem bastantes mais saídas do que imaginava”, refere a licenciada.

A apresentação dos trabalhos de estágio decorre hoje, pelas 15h30, no auditório A2 do departamento de Química da FCUP.

Sandra Pinto
Foto: Arquivo JPN