Já não acontecia desde a 33ª jornada da época passada. FC Porto, Sporting e Benfica venceram os seus jogos e mantêm as distâncias que os separam. “Dragões” e “leões” continuam a partilhar a liderança que vai ser disputada na próxima ronda quando se encontrarem no Estádio José de Alvalade. O Benfica deu a volta a um início de época conturbado e já vai na segunda vitória consecutiva, algo que ainda não conseguira esta temporada.

Num campeonato em que, ao contrário do ano passado, parece existir uma diferença maior entre as equipas, os resultados têm, por isso, reflectido algum desnivelamento. Em três jogos, marcaram-se 10 dos 19 golos marcados nesta ronda: o Benfica voltou a golear, desta vez fora de casa, a União de Leiria por 4-0; o FC Porto regressou as vitórias ao vencer o Marítimo por 3-0; e o Sporting de Braga foi a Aveiro confirmar a boa fase que atravessa ao derrotar o Beira-Mar também por 3-0.

O Nacional da Madeira registou a segunda vitória seguida ao vencer por 2-1 o Belenenses, que já não vence há duas jornadas.

À sexta ronda, que tal como a anterior~voltou a registar um único empate, entre Paços de Ferreira e Académica (1-1), ainda existem equipas que ainda não venceram: Académica, Desportivo das Aves e Estrela da Amadora, que ocupam, naturalmente, os últimos lugares da tabela.

O “lanterna vermelha” Estrela da Amadora soma apenas um ponto à custa de um golo marcado. Desta feita, foi o Sporting que afundou ainda mais a equipa de Dauto Faquirá ao derrotá-la por 1-0 no Estádio António Coimbra da Mota, casa emprestada ao emblema da Reboleira.

O Desportivo das Aves continua sem conseguir contrariar o estatuto de “condenado à descida” que ostenta desde o início da equipa. A derrota em casa com o Vitória de Setúbal (1-2) tornou a mostrar que a turma do professor Neca não tem qualidade suficiente para “voar” nos céus deste campeonato.

A sexta jornada encerra hoje, segunda-feira, com a recepção do Boavista à Naval 1º de Maio.

Postiga e Miccoli, os regressados

A lista dos melhores marcadores da Liga começa agora a ser preenchida por quem realmente é entendido na matéria e quem parece ter mais hipóteses de a liderar: os avançados dos “três grandes”.

Postiga bisou no jogo com o Marítimo e já só está a um golo de Ronny, que tem cinco. O avançado português parece ser a aposta número um de Jesualdo Ferreira para o ataque portista e a resposta que tem dado tem sido a melhor: começou a facturar há três jornadas e não mais parou.

Quem também está de regresso à melhor forma, é Fabrizzio Miccoli que “copiou” Postiga e ajudou o Benfica a conquistar os três pontos. O avançado italiano provou que é um dos melhores da Liga e que, se as lesões o deixarem, pode ser uma peça fulcral na equipa de Fernando Santos.

João Queiroz
[email protected]