A reestruturação dos cursos de jornalismo e comunicação social e o panorama do emprego nesta área são o pano de fundo da quinta edição do Encontro Nacional de Estudantes de Jornalismo e Comunicação (ENEJC), que começa amanhã, sexta-feira, no Instituto Politécnico de Leiria, e termina domingo.

A organização espera que o encontro permita “juntar sinergias e quebrar barreiras para reflectir sobre a situação em que estudantes” de jornalismo se encontram. A exploração de recém-licenciados pelos meios de comunicação social é outro dos temas deste ENEJC, refere Joaquim Martins, da comissão organizadora.

Questões como o ensino de jornalismo, o direito à informação e a violação da privacidade são discutidos amanhã. O dia de sábado vai ser preenchido por “workshops” em várias áreas da comunicação social. No domingo, os participantes têm a possibilidade de visitar a cidade de Leiria. O encontro fecha com uma palestra sobre empreendedorismo nos “media”.

O encontro tem 120 participantes inscritos, um número que o organizador acredita ser um recorde e que inclui alunos das ilhas.

Criação de associação de estudantes

No âmbito deste encontro, está a ser efectuado um inquérito na página na internet do ENEJC para a aprovação da proposta de criação de uma Associação Nacional de Estudantes de Jornalismo e Comunicação.

Joaquim Martins adianta que esta “é uma herança da quarta edição do ENEJC”, que decorreu no ano passado na Covilhã. Nesse encontro, os alunos apresentaram um dossiê que ficou “parado por diversos motivos”, diz, acrescentanto que “estas ideias precisam de tempo para se solidificar no seio dos alunos”.

“Não vamos avançar sozinhos”, afirma o membro da comissão organizadora quanto ao resultado deste inquérito. O objectivo é apresentar uma proposta que seja “discutida, avaliada e encaminhada” e, sobretudo, que envolva todos os cursos do país na sua concretização.

Daniela Lavos Costa
lj03022 @ icicom.up.pt