Arranca hoje, segunda-feira, o Sony Ericsson Championships em Madrid. O torneio vai decidir quem acaba o ano como número um do ranking WTA. Das oito melhoeres jogadoras da actualidade há três possíveis candidatas: Amelie Mauresmo (na foto), Maria Sharapova e Justine Henin-Hardenne, número 1, 2 e 3 do mundial, respectivamente.

No grupo amarelo está a número 1 mundial e actual detentora do título, Amelie Mauresmo, acompanhada pela belga Henin-Hardenne, a russa Nadia Petrova e Martina Hingis. A suíça, um ano após estar de volta à alta competição, conseguiu apurar-se entre as oito melhores do ano.

Por seu vez, o grupo vermelho é formado quase exclusivamente por russas: Sharapova, Dementieva e Kuznetzova. A elas junta-se a belga Kim Clijsters, que, depois de quase três meses de lesão, está de volta à competição.

As jogadoras de cada grupo vão jogar entre si para definir as duas primeiras, que passam às semi-finais. A final será jogada no domingo à tarde na Madrid Arena e os premios monetários rondam os três milhões de euros.

Quem também passará pela Madrid Arena serão as quatro melhores duplas femininas do ano. Entre as favoritas estão as defensoras do título Loisa Raymond e Samantha Stosur.

Milena de Araújo
lj04051 @ icicom.up.pt
Foto: DR