Nikolay Davydenko correspondeu ao estatuto de primeiro cabeça-de-série, ao ganhar o BNP Paribas Masters (Masters Series de Paris). Ontem, domingo, o tenista russo de 25 anos ganhou o seu primeiro Masters Series, em apenas 1h38min, ao bater o eslovaco Dominik Hrbaty pelos parciais claros de 6/1, 6/2 e 6/2.

No final do encontro, o vencedor não escondeu a sua satisfação. “É maravilhoso. Atingir a semi-final ou a final é bom, mas ninguém dá muito valor. Mas ganhar o título, o primeiro Masters Series da minha carreira, é completamente diferente”, disse.

Com a Masters Cup de Shangai a ter início na próxima semana, a confiança de Davydenko é cada vez maior. “Esta vitória dá-me muita confiança para Shangai. É muito importante ir para a Masters Cup a ganhar jogos e vou tentar jogar o meu melhor ténis lá”.

O russo, que esta temporada já tinha vencido em Poertschach, Sopot, New Haven e Moscovo, somou o triunfo número 67 do ano. Davydenko é o segundo tenista com mais jogos ganhos esta temporada, só superado pelo número 1 mundial, o suíço Roger Federer.

Com esta vitória, Davydenko embolsou dois milhões de euros em prémios. O tenista, que durante a caminhada para o título ascendeu ao terceiro lugar da Corrida dos Campeões 2006, ocupa o quarto posto no “ranking” ATP, a sua melhor classificação de sempre.

Na próxima semana, Nikolay Davydenko e os restantes sete tenistas apurados para Shangai irão disputar o último título do ano. O lote de tenistas que vão disputar a Masters Cup é completado por Roger Federer, Rafael Nadal, Andy Roddick, David Nalbandian (o vencedor da Masters Cup 2005), Ivan Ljubicic, Tommy Robredo e James Blake.

Ana Sofia Gonçalves
lj04010 @ icicom.up.pt
Foto: DR