A lei do mais forte impôs-se numa jornada sem grandes surpresas. FC Porto, Sporting e Benfica somaram mais uma vitória e, curiosamente, com o mesmo resultado: 3-0. E pela primeira vez esta época, os três primeiros lugares da classificação são ocupados pelos três grandes. As derrotas de Sporting de Braga e Naval 1.º de Maio empurraram o Benfica para o terceiro lugar, ainda que com os mesmos pontos de outras três equipas.

A ronda nove terminou ontem, segunda-feira, com os triunfos do FC Porto e do Sporting. Em Setúbal, os azuis e brancos resolveram cedo a questão – aos seis minutos já ganhavam por 0-2 – perante um Vitória desorganizado, desmoralizado e com muitos problemas internos.

Em Alvalade, os “leões” tornaram fácil aquilo que se julgava ser muito mais difícil. Com dois auto-golos e outro de Alecsandro, o Sporting foi feliz frente ao Sporting de Braga que nos últimos três jogos da Liga Bwin conquistou apenas um ponto.

O Benfica regressou no domingo às vitórias para o campeonato, depois do desaire no Dragão. As estatísticas até jogavam a favor do adversário, que nunca havia perdido no novo Estádio da Luz, mas desta vez o Beira Mar não conseguiu surpreender e saiu vergado a uma derrota indiscutível.

Em igualdade de pontos com a equipa de Fernando Santos, estão mais três equipas: o Marítimo, que somou a segunda vitória consecutiva fora de casa frente à “sensação” Naval 1.º de Maio (0-1); o Nacional da Madeira, que no seu reduto impôs uma pesada derrota ao Paços de Ferreira (5-1); e a União de Leiria, que visitou e venceu o Belenenses (1-0).

Com Jaime Pacheco no banco, o Boavista regressou às vitórias (2-1), mas precisou de suar muito para ultrapassar o Desportivo das Aves que esteve a vencer no Estádio do Bessa até ao minuto 73.

Quem também conquistou os três pontos foi a Académica ao vencer o Estrela da Amadora (2-0), que continua no penúltimo lugar da tabela, seguido pelo Desportivo das Aves.

João Queiroz
[email protected]