A inovação e a globalização crescente colocaram novos desafios às empresas. Ao modelo da gestão por objectivos seguiu-se o da “Gestão por Valores”, expressão que deu nome ao livro de Simon Dolan, um dos maiores especialistas internacionais de gestão da actualidade, e que hoje, terça-feira, foi apresentado na Escola de Gestão do Porto.

De acordo com Simon Dolan, o livro surgiu com uma tripla finalidade: “absorver a complexidade organizacional decorrente das crescentes necessidades de adaptação a mudanças nas empresas”, “direccionar a visão estratégica para onde caminhará a empresa no futuro” e “integrar a direcção estratégica com a política de recursos humanos”.

A diferença das empresas no século XXI está na “qualidade do serviço” que é conseguida por via da gestão dos valores, apontou o professor catedrático de Psicologia do Trabalho e Gestão de Recursos Humanos na ESADE Business School, em Espanha, uma das mais prestigiadas escolas de negócios do mundo.

Simon Dolan, que nasceu em Israel e formou-se nos EUA, acredita que são essas “competências” que estão na base do sucesso das empresas norte-americanas e japonesas. “O sistema de valores permite torná-los os melhores”, concluiu.

Belmiro destaca papel dos líderes

A cerimónia contou com a presença de Belmiro de Azevedo, que sublinhou que o sucesso empresarial depende muito de como é feita a gestão por valores. “Uma empresa tem que ser extremamente rigorosa e criar uma cultura em todo o seu pessoal baseada na transparência”, afirmou.

Para o presidente da Sonae, essa gestão por valores nas empresas depende em grande parte do seu líder, que tem que como “grande obrigação” a capacidade de “formar pessoas”. “Os líderes têm que criar uma cultura de partilha que se faz através de uma cultura de valores e que assim permite criar um cultura empresarial”, explicou.

O director da EGP, Daniel Bessa, também atribuiu aos valores um papel decisivo no sucesso empresarial. “Os valores são o conceito que permite o sucesso num contexto como este”, frisou, acrescentando que sem esses valores “a derrota será anunciada”.

Texto e foto: João Queiroz
lj03039 @ icicom.up.pt