A criação do Instituto para o Desenvolvimento do Conhecimento e da Economia do Mar (IDCEM), pela Universidade do Porto (UP) e entidades públicas do Norte, é um “bom exemplo” do que o Governo pretende implementar com a Estratégia Nacional para o Mar, aprovada hoje em Conselho de Ministros.

O secretário de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar, João Mira Gomes, esteve hoje presente na formalização das duas iniciativas, na Faculdade de Direito da UP. O IDCEM é uma estrutura de interface com a missão de criar condições para que os resultados da investigação nos temas ligados ao produzida na UP tenha aplicação prática.

O ICDEM será uma agência de promoção do desenvolvimento científico e do empreendedorismo de base tecnológica, bem como um prestador de serviços às empresas e a outras entidades ligadas à economia do mar.

O novo instituto mereceu o elogio de Mira Gomes, já que “junta empresas que estão na ponta da tecnologia, o conhecimento das universidades e entidades públicas”, como a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

“Cluster” marinho até 2015

“A criação deste instituto é uma peça central de uma estratégia para o mar do litoral Norte”, afirmou o presidente da CCDR-N. Carlos Lage disse ainda que o IDCEM “não se quer isolado, mas em perfeita cooperação com os seus congéneres galegos e portugueses”.

A meta é constituir até 2015 um “cluster” de “actividade do mar dinâmico e empreendedor capaz de criar emprego e exportar produtos e serviços”, um factor importante para “revitalizar e diversificar a economia nortenha”.

Também o presidente da Junta Metropolitana do Porto considerou “extraordinariamente importante e inteligente” aproveitar o potencial do mar enquanto recurso económico. “Não temos sabido aproveitar essa enorme fonte de riqueza que é o mar”, referiu Rui Rio.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt