A Casa de Chocolate foi a principal novidade deste ano no Festival Internacional de Chocolate de Óbidos.

Num espaço reservado a crianças, por “motivos pedagógicos e de espaço”, a organização ensinou um pouco sobre os segredos do chocolate. Depois de aprenderem a história deste alimento, os miúdos foram convidados a fazer gelado.

Dentro do recinto, um espectáculo de marionetas explicou aos miúdos como D. Afonso Henriques conquistou Óbidos aos mouros. A única diferença para a realidade é a adaptação da história ao tema do chocolate. O rei mouro mantinha toneladas de chocolate no castelo e não o partilhava com ninguém.

Os adultos foram proibidos de entrar no recinto da casa para que, sem os pais, as crianças pudessem brincar livremente e de forma menos constrangida [Áudio].

Mas a parte que mais encantou foi a casa de chocolate ao estilo de conto de fadas. No fim das várias etapas que passam por “face-painting”, teatro de marionetas e preparação de gelado de chocolate, a recompensa chega. Uma pequena casa coberta de creme de chocolate, bolachas, gomas e tabletes de chocolate onde cada um pode tirar o que quiser da parede.

Patrícia Figueiredo e Joana Dionísio, responsáveis por este recinto do festival, revelaram que “as guloseimas têm de ser repostas de 15 em 15 minutos”. As crianças parecem gostar da ideia e Rui Bernardo Marques, uma das crianças que visitou a casa, afirmou de forma categórica: “eu nunca resisto a um chocolate que seja”.

À saída, todos puderam participar na preparação de bolachas que comeram de seguida, cobertas com chocolate quente. Para visitar a Casa e as muitas outras atracções do Festival de Chocolate dedicado às personagens de animação apareceram infantários de várias partes do país, desde Lisboa a Oliveira de Azeméis.

As crianças estiveram em força no festival. Por toda a vila histórica de Óbidos, grupos infantis passeavam com a cara manchada do castanho do cacau.

Texto e foto: Luís Pedro Carvalho