Arranca hoje o congresso “A comunicação social e os portugueses no mundo”, promovido pela Associação Rosa Azul, em parceria com o Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho (UM) e com a Câmara Municipal de Baião.

Que relação mantém a imprensa nacional generalista com as comunidades portuguesas? Que imagem delas transmite a quem vive em Portugal? E que imagem de Portugal passam as rádios, televisões e agências noticiosas às comunidades portuguesas? Como funciona a imprensa especificamente dirigida à diáspora? Estas são algumas das questões que estarão em cima da mesa durante este fim-de-semana (dias 17, 18 e 19 de Novembro).

O Campus de Gualtar, em Braga recebe a cerimónia de abertura, onde estarão presentes a presidente da Rosa Azul, Teresa Rosmaninho, o presidente do ICS, Moisés Martins, o presidente da Câmara de Baião, José Luís Carneiro e o assessor da Casa Civil para as Comunidades Portuguesas, José Luís Fernandes.

Do painel de debates constam temas como: “Imprensa publicada em Portugal: Que relação com as comunidades portuguesas?” e “Impactos imediatos: Televisão, Rádio e Agências Noticiosas”.

É de destacar a presença de António Cardoso, que vai apresentar o projecto CLP TV, um canal em língua portuguesa que emitirá, desde França, a partir de 25 de Novembro.

Para falar da informação produzia em Portugal e difundida nas comunidades, estarão presentes nomes como Lopes Araújo (RTP Internacional), Pedro Cruz (Sic), Pedro Sousa Pereira (Lusa), Madalena Sampaio (PNN) e Helena Sousa (UM).

A sessão de encerramento, em Braga, caberá ao secretário de Estado das Comunidades, António Braga. Amanhã, na Casa da Juventude, em Baião, o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Jorge Lacão participará no seminário “Portuguesas no Mundo e a Comunicação Social”, com Elza Pai, da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, António Cardoso, da revista “Vida Lusa”, e Nassalete Miranda, do jornal “O Primeiro de Janeiro”.

Ainda em Baião estão agendados outros três seminários subordinados ao debate de questões de ética e regulação, financiamento e captação de investimento.

Paula Teixeira