É mais fácil de manobrar do que as cadeiras de rodas actuais e permite uma maior mobilidade. A cadeira de rodas omnidireccional “Enigma”, que é apresentada hoje na Universidade do Minho (UM), tem como principal objectivo facilitar a vida a pessoas com deficiência ou dificuldades motoras. A invenção vai permitir a estas pessoas deslocarem-se e mudar de direcção sem fazerem manobras.

A ideia partiu de estudos anteriores em robôs futebolistas do Grupo de Automação e Robótica da Universidade do Minho (UM). Fernando Ribeiro, professor na universidade e um dos pais do projecto, diz que “a primeira ideia foi pôr uma cadeira em cima de um dos robôs futebolistas. Foi assim que surgiu a cadeira de rodas”.

O professor e quatro ex-alunos criaram então a SAR/Soluções de Automação e Robótica, uma empresa “spin-off” da UM, responsável pela instalação de três sistemas na “Enigma”: o controlo remoto, os sensores de obstáculos e um painel de controlo de funções que permitirá ao utilizador apagar e acender luzes ou fechar a torneira sem sair da cadeira.

A cadeira vai ser fabricada por uma empresa da Maia, a OrtoMaia. O projecto inovador já foi premiado nos concursos InventUminho, Nortinov e BES Inovação. Para além do conforto, a cadeira tem como principal característica a rápida e fácil mobilidade, podendo deslocar-se lateralmente.

A “Enigma” vai ser apresentada hoje no Auditório Nobre da Universidade do Minho, às 15h.

Mariana Monteiro
lj04044 @ icicom.up.pt