O alinhamento dos planetas Júpiter, Mercúrio e Marte vai ser visível, no sábado de manhã, através de binóculos simples. Os três planetas apresentam órbitras com milhares de quilómetros de distância, mas para os observadores da Terra surgirão apenas separados por um grau no momento em que vão estar mais próximos.

De acordo com os cálculos do matemático e astrónomo belga Jean Meeus, que tem vindo a calcular todos os trios planetários desde 1980, a proximidade dos três planetas vai formar “a ponta de uma flecha dirigida para oeste”.

Alfredina Campos, do Observatório Astronómica de Lisboa, explicou ao JPN que “os planetas vão se aproximar muito lentamente e o facto de Mercúrio estar sempre muito próximo do Sol dificulta a visulização do mesmo”.

A astrónoma aconselha que os observadores procurem a constelação de Escorpião, olhando entre Este e Sudeste (zona onde nasce o Sol).

À hora a que se inicia o fenómeno, o Sol estará a nascer. Júpiter vai ser visualizado como um pequeno círculo. Marte surge por baixo e mais à direita, e pode ser reconhecida pela cor vermelha. Mercúrio vai ser menos visível devido à sua próximidade do Sol.

Patrícia Silva
Foto: DR