O duplo confronto luso-britânico de hoje, quarta-feira, na Liga dos Campeões teve um duplo sabor. Doce, porque o FC Porto conseguiu o empate que precisava, carimbando com o Arsenal o passaporte para os oitavos-de-final da prova, e amargo com a derrota do Benfica em Manchester que coloca os encarnados na Taça UEFA.

No Estádio do Dragão, FC Porto e Arsenal começaram amigos e acabaram aos abraços. O empate interessava às duas equipas para alcançar o apuramento e por isso assistiu-se a um jogo enfadonho, pouco interessante, sobretudo no primeiro tempo.

Os londrinos apresentaram-se num esquema táctico diferente do normal, muito cauteloso, com o togolês Adebayor perdido entre os centrais portistas. Os azuis e brancos, com a equipa habitual nos jogos da “Champions”, também não se aventuravam muito no ataque.

Resultado: a primeira parte terminou com um remate do Arsenal e cinco do FC Porto, todos sem grande perigo. Nos segundos 45 minutos, os portistas apareceram mais atrevidos e passaram a assumir o controlo do jogo na tentativa de chegar a um golo que podia dar a liderança do grupo. Quaresma atirou por duas vezes ao poste numa altura em que o Arsenal parecia fragilizar-se com a pressão portista.

Foram vinte minutos de bom futebol portista, mas rapidamente se regressou ao ritmo de jogo-treino que continuou até ao fim. Foi um autêntico pacto de não agressão entre portugueses e ingleses que festejaram em conjunto a passagem à fase seguinte da “prova dos milhões”.

Do sonho ao pesadelo encarnado

O Benfica esteve à beira da glória quando Nélson, a meio do primeiro tempo, silenciou Old Trafford com um golaço de fazer levantar um estádio. A história do jogo da época passada, em que os encarnados eliminaram os “red devils”, parecia repetir-se.

Porém, o Manchester de agora nada tem a ver com aquele que caiu aos pés do Benfica naquele jogo. Os ingleses reagiram com veemência, partiram para cima dos encarnados, mas o golo da igualdade, com muitas culpas para a defesa benfiquista, só chegou à beira do intervalo.

Estava tudo por decidir na segunda parte, mas o Manchester regressou implacável, a dominar a partida por inteiro. E foi sem grande surpresa que os ingleses aumentaram a contagem por intermédio de Giggs, numa nova desatenção da defesa encarnada. Quinze minutos mais tarde, Saha apontou o terceiro golo e colocou definitivamente o Manchester nos oitavos-de-final da “Champions”.

Sorteio marcado para dia 15

O FC Porto e o Benfica vão conhecer os seus adversários no próximo dia 15, em Nyon, na Suíça.

Na Liga dos Campeões, a distribuição das 16 equipas já está definida. Os portistas integram o pote 2, dos segundos classificados de cada grupo, e vão defrontar uma destas equipas do pote 1: Chelsea, Liverpool, Manchester United, AC Milan, Bayern de Munique, Lyon ou Valência.

João Queiroz
[email protected]
Foto:FC Porto