Os portugueses sabem muito pouco acerca de ciência. É a conclusão de um inquérito realizado por investigadores do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, apresentado hoje no “Fórum de Pesquisas” do CIES, em Lisboa.

O inquérito, que aborda os “Públicos da Ciência”, revela que 63% da população portuguesa entre os 15 e os 74 anos reconhecem baixos conhecimentos científicos. Ao mesmo tempo, os inquiridos não demonstram interesse em aumentar a melhorar a sua cultura científica.

Os investigadores caracterizaram a população portuguesa face à ciência e tentaram saber se os portugueses têm alguma contacto profissional ou lúdico com o mundo científico. As conclusões indicam que apenas 37% se mostram cativados pelos assuntos científicos.

Maioria não procura informação científica

Durante o processo de pesquisa, os investigadores catalogaram a relação dos portugueses com a ciência em sete níveis: “envolvidos”, “consolidados”, “iniciados”, “autodidactas”, “indiferentes”, “benevolentes” e “retraídos”.

A maioria dos inquiridos não procura adquirir qualquer informação científica e vê com pessimismo o desenvolvimento da ciência. Neste grupo, 28% são “benevolentes” em relação à ciência, 23% “indiferentes” e 12% “retraídos”. Estas categorias enquadram as faixas etárias mais baixas da sociedade e com menores níveis de escolaridade.

As restantes classificações referem-se à população mais jovem e instruída ou aos adultos que exercem actividades dirigentes ou integram quadros técnicos de nível superior ou intermédio. Os “envolvidos” (2%), “consolidados” (9%), “iniciados” (8%) e “autodidactas” (18%) pertencem à minoria que se interessa pela ciência e aplicam com regularidade, em diversos contextos, os conhecimentos adquiridos.

A análise global dos estudos realizados pelos investigadores do CIES revela que há uma relação directa entre o que os portugueses sabem sobre ciência e o seu nível de escolaridade e proximidade com as novas tecnologias.

Sandra Pinto
lj04061 @ icicom.up.pt