A primeira vacina que previne doenças como o cancro no colo do útero e outros males relacionados com Papilomavírus Humano (HPV) entra no mercado português hoje. Cada dose, das três necessárias ao tratamento, custa 160 euros. A partir de hoje estarão disponíveis nas farmácias duas mil doses.

O medicamento, comercializado pela empresa Sanofi Pasteur MSD, garante uma protecção de quase 100% quando administrado em três doses num espaço de seis meses. A vacina destina-se sobretudo a crianças e adolescentes entre os nove e os 15 anos e mulheres dos 16 ao 26 anos.

Gardasil é o nome comercial da vacina, sujeita a receita médica, embora, ainda não comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde. Segundo a Lusa, o laboratório já fez o pedido.

O cancro de colo de útero mata uma mulher por dia em Portugal, além de arruinar a vida sexual, familiar e social das mulheres que sobrevivem à doença.

Portugal é o país europeu que regista a mais alta incidência neste tipo de cancro. A principal causa da doença é o HPV, que regista mais de 900 casos por ano (300 deles mortais).

Alice Barcellos
ljcc05011 @ icicom.up.pt
Foto: SXC