O Governo quer criar a figura do “professor-tutor” único que acompanhe os alunos do 1º ao 6º ano a leccionar as áreas básicas, como o Português e a Matemática. O objectivo é tornar mais suave a transição entre ciclos de escolaridade: os alunos que entram no 5º ano de escolaridade deixam de passar a ter 10 professores em vez de um.

A intenção é noticiada hoje pelo “Diário Económico” (DE) e integra-se no novo regime de habilitações para a docência, aprovado recentemente pelo Conselho de Ministros. O diploma aguarda promulgação do Presidente da República.

O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, explicou que o professor-tutor terá “capacidade para leccionar as áreas básicas – Português, Matemática, Ciências da Natureza, História, Geografia de Portugal e Expressões – apoiado por docentes de outras áreas profissionais”.

Além da “licenciatura em Educação Básica, [o professor polivalente] terá que ter um mestrado constituído por 30 créditos em Português, 30 em Matemática, 30 em Estudos do Meio, que inclui Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal, e ainda 30 créditos em Expressões”, explicou o secretário de Estado.

JPN
Foto: Morguefile