O Guimarães TV vai nascer durante o primeiro semestre de 2007. Será um canal de televisão “on-line” dedicado a promover, 24 horas por dia, a imagem da cidade.

O projecto será levado a cabo pelo Cybercentro de Guimarães em parceria com a autarquia local. O principal objectivo do canal é divulgar a cultura, os costumes, a gastronomia, o desporto, as instituições e o quotidiano do concelho.

“O Cybercentro continua a ter um papel de intervenção local muito importante. A Gmr TV será o veículo ideal para dar a conhecer o património menos divulgado do concelho”, lembrou, na apresentação do projecto, o presidente da Câmara de Guimarães, António Magalhães. Acrescentou que o canal poderá contribuir e beneficiar da candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura, em 2012.

Por sua vez, o director do Cybercentro explicou que o canal terá “custos sem grande significado, na ordem dos 25 mil euros”, respeitantes à inserção de conteúdos na plataforma digital e a algumas adaptações no estúdio. “O resto – recursos humanos e técnicos – já temos cá”, adiantou Vítor Oliveira.

Da grelha “apelativa” que o Cybercentro promete assegurar vai fazer parte, por exemplo, a produção semanal de um programa de cinema, iniciativa já acordada com o Cineclube de Guimarães.

O canal será disponibilizado através de uma plataforma digital a cargo da empresa Akamai (responsável pelo fornecimento do circuito televisivo, via Internet, dos Jogos Olímpicos de Atenas e da cerimónia dos Óscares), e permitirá, entre outras funcionalidades, fazer “downloads”.

Paula Teixeira