Arranca esta quarta-feira a “Comunidade Virtual de Professores”. É o “estímulo” inicial que a Universidade Fernando Pessoa (UFP) quer dar ao esforço estratégico de “estreitar relações” com o ensino pré-universitário.

A comunidade é suportada pela plataforma de ensino à distância da Fernando Pessoa. Através dela, professores da universidade liderada por Salvato Trigo (na foto) e das instituições parceiras (qualquer escola pré-universitária do país) podem trocar impressões e desenvolver projectos conjuntos através da internet. O projecto começa com quatro áreas: Biologia, Física, Química e Português.

A Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, de Vila Nova de Gaia, é a primeira escola aderente, mas a UFP está a contactar outras escolas, adianta o coordenador do Gabinete de Projectos Estratégicos da universidade, Miguel Trigo.

A ligação ao ensino pré-universitário é uma das apostas da instituição sedeada no Porto, a par da relação com as empresas, consubstanciada no projecto Universidade Corporativa, lançado em Novembro do ano passado.

“Está na altura de pôr as pessoas [professores universitários e pré-universitários] a comunicar para combater as taxas de abandono escolar” e a chegada às universidades de estudantes sem conhecimentos básicos, aponta Miguel Trigo.

Ciclos de palestras, intercâmbio de estudantes, professores e investigadores entre escolas e a universidade, utilização dos laboratórios da Fernando Pessoa por parte dos alunos do ensino básico e secundário são outras actividades previstas.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt