O Presidente da República italiano, Giorgio Napolitano, prossegue esta sexta-feira as reuniões com outros líderes políticos para decidir se Romano Prodi pode continuar como primeiro-ministro e garantir um governo estável de centro-esquerda.

Prodi, que se demitiu na quarta-feira, propôs, na quinta-feira à noite um pacto à sua coligação de centro-esquerda para continuar no Governo. A proposta “não negociável” foi aceite pelos líderes partidários, com o objectivo de resolver a crise política, depoletada com a derrota de Prodi no Senado em questões de política externa.

O pacto apresentado por Prodi estabelece 12 pontos em que devem ser cumpridos os compromissos internacionais de Itália, sem esquecer a presença militar no Afeganistão, assunto que causou a demissão. O projecto “não negociável” confere ainda a última palavra a Prodi no caso de divisões na coligação.

Depois de consultar líderes políticos e parlamentares, o Presidente chegará à conclusão se há garantias políticas e deve pedir a Prodi que vá ao Parlamento para apresentar um voto de confiança ou formar um novo governo.

Giorgio Napolitano poderá também escolher outro político da actual maioria para ocupar o cargo de primeiro-ministro, nomear um executivo fora do quadro parlamentar ou, ainda, dissolver o parlamento e convocar eleições antecipadas.

Segundo os jornais italianos, Prodi está a tentar aumentar a sua maioria parlamentar, atraindo polítcos centristas que estão fora do governo actualmente.

Apesar do Presidente da República caminhar para a tomada de uma decisão, não há totais garantias de que a crise seja resolvida nesta sexta-feira.

Alice Barcellos
c/ agências
ljcc05011 @ icicom.up.pt