Pode ser um sinal de mudança e é visto por alguns analistas como um passo significativo para o jornalismo. A Reuters lançou na semana passada um serviço “on-line” de notícias de última hora, reportagens e informação financeira totalmente dedicado ao continente Africa. Missão: dar uma imagem mais diversificada, vibrante e sem preconceitos do continente.

A Reuters Africa ambiciona ser o líder “on-line” na cobertura informativa em África. John Chiahemen, editor do serviço, defende que esta nova extensão da agência de informação “será uma fonte noticiosa essencial, já que África está cada vez mais integrada na economia global”.

Em declarações ao JPN, Chiahemen afirmou que a “África está a mudar a grande velocidade. Como as corporações multinacionais continuam a expandir a sua presença no continente, precisam, cada vez mais, de informações actualizadas e de notícias, principalmente, de economia e política fiáveis”.

A Reuters Africa assume o compromisso de apresentar notícias de todos os ângulos e acompanhar o dia-a-dia de um continente muitas vezes ignorado pelos órgãos de comunicação.

A criação do “site” constitui uma “estratégia para servir mercados internacionais importantes e construir uma própria audiência global ‘on-line'”, explica o editor. Está também disponível um fórum para os leitores e “bloggers” locais discutirem a actualidade do continente africano.