Trinta anos de “grande construção e entusiasmo”. É desta forma que o presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), Jorge Olímpio Bento, olha para a história da única instituição portuguesa dedicada ao ensino e investigação na área das Ciências do Desporto e Educação Física.

A FADEUP celebra esta quarta-feira o seu trigésimo aniversário. O estatuto único da faculdade permitiu-lhe alcançar reconhecimento e destacar o desporto como área de saber.

Entre os convidados do programa de quarta-feira, está João Havelange, membro do Comité Olímpico Internacional e ex-presidente da FIFA. A internacionalização é o tema das comemorações. O objectivo é homenagear os parceiros estrangeiros da FADEUP, em particular os países lusófonos, explica Olímpio Bento.

Pelas 15h, haverá uma sessão solene em que serão entregues prémios e diplomas aos alunos graduados no ano anterior. O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Adroaldo Gaya, e o reitor da UP, Marques dos Santos marcam presença na cerimónia.

O contributo do desporto para a área da saúde tem sido valorizado ao longo dos anos. No entanto, o presidente do Conselho Directivo acredita que “o desporto tem ainda muito a crescer enquanto ideal ético, moral e humanista”.