A escassez de recursos financeiros, devido aos cortes efectuados pelo Estado, afecta o funcionamento da Universidade do Porto (UP), afirmou esta quarta-feira o reitor Marques dos Santos, na sessão solene dos 30 anos da Faculdade de Desporto (FADEUP).

O Estado deveria, segundo o reitor, cumprir o seu compromisso para que “aqueles que querem ter uma qualidade de ensino acima do normal não sejam prejudicados”.

Marques dos Santos apontou ainda críticas à forma como tem sido gerido a implementação de Bolonha em Portugal, “reduzido a um processo de números”, o que, na opinião de Marques dos Santos, afecta a opinião das pessoas sobre uma mudança no paradigma de aprendizagem, que credibiliza as profissões.

Na sessão solene, o reitor da UP referiu ainda que o modelo de gestão da universidade deve ser actualizado. Só dessa forma poderá atingir a meta proposta para 2011: colocar a UP entre as 100 melhores universidades europeias.

Nas comemorações esteve também presente o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Adroaldo Gaya. O docente abordou a experiência pessoal enquanto aluno da UP para demonstrar a importância da universidade na construção de uma “realidade multicultural”.