Quase três meses depois, “dragões”, “águias” e “leões” voltaram a cantar vitória em conjunto. Nada se alterou, portanto, na frente da classificação, isto quando as duas próximas jornadas trazem dois “clássicos” que muito podem definir as contas do pódio da liga: primeiro um FC Porto-Sporting e, logo a seguir, um Benfica-FC Porto.

De regresso às vitórias, o Sporting conseguiu silenciar algumas vozes que davam a equipa leonina como afastada do título. Aliando um bom resultado a uma boa exibição, os “leões” conseguiram recuperar algum ânimo que pode ser fundamental para o jogo no Dragão – aquela que é talvez a última oportunidade para se relançarem na discussão pelo primeiro lugar.

Se para o Sporting a vitória é o único caminho para acalentar as esperanças, para o FC Porto um triunfo seria precioso, já que significava chegar ao confronto com o Benfica com quatro pontos de vantagem.

Concentrado apenas no campeonato e depois de ultrapassado o Marítimo, o FC Porto joga agora muito do seu futuro nos dois clássicos. Com um saldo positivo nos dois encontros, os “dragões” darão um passo de gigante rumo ao bi-campeonato. Caso contrário, teremos uma recta final da liga empolgante, discutida até ao fim.

Até porque o Benfica atravessa um bom momento, confirmado ontem na vitória sobre a União de Leiria. Mas ao contrário do FC Porto, os encarnados têm ainda que gastar energias na Taça UEFA, uma prova que, como já disse o seu presidente, é para vencer.

Paços para a Europa

Aliás, as sequelas da participação na jornada europeia ficaram bem visíveis em Braga, onde os arsenalistas não resistiram à rotatividade feita por Jorge Costa e acabaram por empatar com o Beira Mar, o penúltimo classificado.

O deslize foi aproveitado pelo Paços de Ferreira que se colou aos bracarenses no quarto lugar, assumindo-se como um sério candidato a um lugar europeu. Mesmo com um orçamento limitado e sem jogadores de referência, a equipa de José Mota vale pelo seu conjunto, pela “raça” que coloca em campo, coisa rara na maior parte das equipas da liga.

A vitória pacense sobre a Académica, que em casa perde pontos em catadupa, fez subir o tom da contestação em Coimbra colocou o treinador Manuel Machado em “maus lençóis”.

Dos outros candidatos à Europa, só o Belenenses saiu vitorioso desta jornada, ao vencer em casa o Nacional, um concorrente directo na luta pelo quinto lugar.

Mais longe da discussão europeia, estão Boavista e Naval que empataram na inauguração da jornada. Os “axadrezados” ainda não perderam no novo ano e somaram o décimo empate na liga.

No fundo da classificação, todos empataram, não alterando em nada o rumo dos acontecimentos. O Desportivo das Aves não foi além de uma igualdade em Setúbal, um resultado que deixa os avenses com cada vez menos hipóteses de conviver com os “grandes” na próxima época.