A cientista Maria Odette Santos Ferreira foi distinguida com Prémio Universidade de Lisboa (UL), pelo seu contributo para a descoberta do HIV 2. O júri decidiu a atribuição do prémio “pelo método científico da sua obra, que contribuiu de forma notável para a descoberta” do segundo tipos de vírus HIV.

A “projecção internacional dos seus trabalhos”, que contribuiram de forma decisiva para o aprofundamento do estudo da infecção do vírus da imunodeficiência humano, foi outro dos motivos apresentados pelo júri para premiar a professora catedrática jubilada da Faculdade de Farmácia da UL.

A descoberta de Maria Odette Santos Ferreira, em colaboração com Luc Mantagnier do Instituto Pasteur de Paris, abriu novos horizontes na história natural, epidimologia e diagnóstico da infecção HIV.

Autora de mais de 80 artigos em revistas científicas internacionais e nacioanis, Odette Santos Ferreira já foi distinguida pelo governo francês com o prémio “Chevalier de la Legion D’ Honneur” e pelo Presidente da República português que lhe atribuiu o Grau de Comendador da Ordem Militar de Santiago de Espada, pelo nome internacional granjeado.

O prémio da UL, no valor de 25 mil euros, visa distinguir uma individualidade portuguesa cujos trabalhos tenham contribuído para o engrandecimento da Ciência e/ou da Cultura, e para a projecção internacional do país.