“Bom trabalho”. Foram as únicas palavras que o Presidente da República endereçou ao Governo, quando convidado pelos jornalistas a fazer um balanço dos primeiros dois anos de governação socialista, que se assinalam esta segunda-feira.

“A actuação do Governo deve ser avaliada pelos partidos políticos – uns pensam de uma forma, outros pensam de outra. Haverá aí alguma polémica e o Presidente da República não deve entrar nessa polémica. A única coisa que pode desejar é bom trabalho”, disse Cavaco Silva aos jornalistas, durante uma visita à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto integrada no “Roteiro para a Ciência”.

“Não quero dizer que não tenha a minha opinião, mas acho que tenho também o dever de reserva nesta matéria”, acrescentou.

“Os portugueses e o Presidente da República também esperam que o Governo tenha energia” para prosseguir as reformas. “Os problemas estão aí, têm que ser resolvidos”, afirmou Cavaco, que lembrou que o eleitorado deram “condições” – uma maioria absoluta – ao PS, pelo que cabe agora aos agentes políticos fazer o trabalho que os portugueses esperam ver feito.