O futuro português nas competições europeias joga-se esta noite, pelas 21h, no Estádio da Luz. O Benfica está obrigado a vencer o Paris Saint-Germain, no mínimo por 1-0, para assegurar o apuramento para os quartos-de-final da Taça UEFA e, assim, continuar a representar o país na Europa do futebol, depois de o Sporting de Braga ter sido afastado quarta-feira pelo Tottenham.

A missão dos encarnados não é titânica, como a do Braga em Inglaterra. Apesar da derrota no Estádio dos Príncipes, o Benfica mostrou que é muito superior aos parisienses e tem todas as condições para ultrapassar o PSG, que se afunda cada vez mais no penúltimo lugar do campeonato francês, correndo o sério risco de descer de divisão.

A carreira na Europa é, portanto, uma preocupação secundária para o conjunto da Cidade-Luz, como já assumiu o seu treinador: “Troco a Taça UEFA pela manutenção”, disse quarta-feira Paul Le Guen, na conferência de imprensa.

Não se pense, contudo, que os franceses vêm passear até Lisboa. Em vantagem na eliminatória, o PSG vai procurar dar continuidade aos bons resultados que tem conseguido fora de casa na competição, onde ainda não perdeu.

Nada que assuste o Benfica que nos jogos europeus em casa só não venceu por uma vez, frente ao Manchester United. A jogar diante do seu público, as “águias” contam com a ajuda dos 50 mil adeptos encarnados que são esperados para formar o famoso “Inferno da Luz” para intimidar o adversário gaulês e chegar rapidamente a um golo que os coloca nos “quartos”.

Estreia de Moreira na competição

A lesão do guardião Quim na partida da última jornada com a União de Leiria vai obrigar Fernando Santos a lançar Moreira na baliza encarnada. Fora do combate com os gauleses, está ainda o central brasileiro Luisão, que só deverá estar recuperado em Abril.

Assim, o Benfica deve alinhar com Moreira, Nélson, David Luiz, Anderson e Léo, Petit, Katsouranis e Karagounis, Simão, Micolli e Nuno Gomes.

No PSG, Pauleta está de “pedra e cal” num onze que vai apresentar algumas novidades em relação ao jogo da primeira-mão. Paul Le Guen deve apresentar: Landreau, Mendy, Rozehnal, Traoré e Armand, Chantôme, Rothen, Gallardo e Diane, Pauleta e Frau.