Daniel Fernandes, Nani e Hugo Almeida. São estas as três alterações na convocatória que Luiz Filipe Scolari anunciou esta quinta-feira para os jogos com a Bélgica e a Sérvia, a contar para a fase de apuramento do Europeu de 2008, na Áustria e na Bélgica.

O guarda-redes do PAOK, que habitualmente integra a selecção sub-21, estreia-se nos convocados da Selecção A, para substituir o guardião encarnado Quim, que se encontra lesionado.

Hugo Almeida é outra das novidades de Scolari. O avançado está num bom momento de forma, tendo apontado um dos golos com que o Werder Bremen eliminou ontem o Celta de Vigo da Taça UEFA.

A chamada de Nani prende-se com o facto de Simão estar impedido de alinhar no encontro com os belgas já que o avançado encarnada cumpre um jogo de castigo.

Scolari preocupado com a Bélgica

Na conferência de imprensa, Scolari fez questão de fazer dois pequenos avisos antes de responder a perguntas dos jornalistas. O seleccionador começou por explicar que os jogadores dos sub-21 chamados “não são exclusivos da selecção principal” e que a sua chamada teve a concordância da equipa técnica liderada por José Couceiro.

De seguida, o treinador brasileiro tentou refrear o optimismo para o jogo com a Bélgica, recordando a desvantagem portuguesa nos confrontos com os belgas. “Nunca ganhámos nenhum jogo com a Bélgica em jogos oficiais”, afirmou o seleccionador. “É bom que saibam que nos últimos 20 anos não ganhámos uma única vez à Bélgica”, acrescentou.

A Selecção Nacional joga a 24 de Março com a Bélgica, no Estádio José Alvalade, viajando de seguida para Belgrado onde, quatro dias depois, defronta a Sérvia.

Lista de convocados

Guarda-redes: Ricardo e Daniel Fernandes

Defesas: Miguel, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Fernando Meira, Manuel da Costa e Caneira.

Médios: Petit, Raúl Meireles, Tiago, João Moutinho, Deco e Hugo Viana.

Avançados: Cristiano Ronaldo, Simão, Ricardo Quaresma, Nani, Nuno Gomes, Hélder Postiga e Hugo Almeida.