O reitor da Universidade do Porto (UP), José Marques dos Santos, e o presidente da Câmara Municipal de Arouca, Artur Neves, ratificaram esta quinta-feira o protocolo entre a autarquia e a UP, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo em vista a criação da primeira Universidade de Verão da instituição. Esta iniciativa assume como tema geral Ciências e Culturas em contexto regional.

A primeira edição da Universidade de Verão vai decorrer entre 7 e 26 de Julho, tendo os participantes oportunidade de se inscreverem em módulos de uma ou três semanas. Os cursos prendem-se com as áreas de História da Arte, Botânica, Geologia, Saúde, Desenvolvimento Regional, Literatura e Cultura, contando também com visitas de estudo no concelho de Arouca e saídas de campos às serras da Freita e Arada e às minas de volfrâmio de Regoufe.

O programa de cada curso e o desenvolvimento dos seus conteúdos programáticos estarão sob a alçada da UP. Ao encargo da autarquia ficam os transportes e o local de alojamento, uma vez que a iniciativa funciona em regime de internato. O Mosteiro de Arouca vai receber tanto os alunos como os professores durante o tempo que decorrerem as actividades da Universidade de Verão, a que José Marques dos Santos se referiu como “férias culturais com formação“.

“É evidente que isto nos vai dar projecção”

A escolha da cidade de Arouca para albergar este novo modelo teve como razões a percentagem grande de docentes da UP naturais desse concelho e as próprias características da zona, como explicou o reitor da Universidade ao JPN.

O município de Arouca vai desenvolver um programa cultural, ainda por definir, nesta que será uma iniciativa que o concelho espera que se repita nos próximos anos. “Ao trazermos para cá, em períodos de Verão, gente que vai cá estar em estadia permanente, a estudar o território, é evidente que isto nos vai dar uma projecção que vem no sentido das políticas turísticas que pretendemos implementar no município”, afirmou o presidente da câmara de Arouca, Artur Neves, ao JPN.

A UP espera vir a desenvolver este tipo de projectos não apenas na cidade de Arouca, mas também por outros concelhos, com programas que se adaptem às especificidades de cada lugar.