Robert Stephenson Smith Baden-Powell nasceu a 22 de Fevereiro de 1857, em Londres, e ficou conhecido, a nível mundial, por ter fundado o escutismo. A experiência de vida de “B.P.”, como é conhecido entre os escuteiros, resulta de inúmeras viagens de continente em continente enquanto oficial do exército inglês. Nestas viagens, maioritariamente por regiões selvagens, apurou os seus conhecimentos técnicos e exercitou as suas capacidades diplomáticas.

Regressou a Inglaterra com uma mala cheia de ideias e um projecto ainda em rascunho mas com uma enorme vontade de mudar o mundo. Em 1907, pôs mãos à obra e realizou o primeiro acampamento com 20 rapazes dos 12 aos 16 anos. Assim, começou a esculpir o movimento que actualmente alberga mais de 28 milhões de jovens.

Em Portugal desde 1913

No nosso país o Escutismo deu os primeiros passos ainda no território de Macau em 1911 e chegou a Portugal continental em 1913, a Associação de Escoteiros de Portugal (AEP). Mas esta não é a única associação de escuteiros em Portugal: o Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Católico Português (CNE), foi fundado mais tarde, 1923, em Braga.

Estas duas associações subsistem até aos dias de hoje e distinguem-se pelo facto de que a AEP é uma associação multiconfessional e o CNE é católico.

Carlos Alberto Pereira, recém-eleito chefe nacional do CNE, explica ao JPN que o escutismo se centra sobretudo na formação de jovens baseada na metodologia criada por Baden-Powell que tem como pano de fundo a religião católica.

Já Nelson Raimundo, chefe nacional da AEP, salienta a multiconfessionalidade do movimento como sendo um dos principais trunfos da associação.

Apesar das diferenças, existem pontos em comum e os dois chefes concordam quanto à contemporaneidade de Baden Powell e dos seus ensinamentos. Nelson Raimundo acredita na aplicação do escutismo criado por “B.P.” num contexto diferente mas com o mesmo objectivo. Carlos Alberto Pereira Baden-Powell como um avô conselheiro capaz de se adaptar a uma nova realidade.