O FC Porto foi eliminado pelo Schalke 04 nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. A equipa de Jesualdo Ferreira venceu por 1-0 no tempo regulamentar, com golo de Lisandro López. Mas o jogo só foi resolvido nas grandes penalidades com os alemães a vencerem por 4-1.

O Estádio do Dragão foi o palco da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões entre FC Porto e Schalke 04. A equipa alemã vencera 1-0 na primeira mão e o FC Porto necessitava de vencer por dois golos de diferença para passar. Um Dragão quase cheio viu Jesualdo Ferreira apostar no onze que foi utilizado regularmente no início da temporada. Tarik substituiu Farias e Bosingwa regressava à titularidade, após a lesão que o afastou de Gelsenkirchen.

A primeira parte foi dominada pelos dragões. Mas os portistas nunca foram capazes de criar verdadeiro perigo até ao intervalo, excepção feita a dois remates perto do quarto de hora. As marcações alemãs deixaram o ataque do FC Porto manietado. O Schalke 04 procurou sempre defender bem mas raramente aparecia junto da baliza de Helton.

Lisandro manda jogo para prolongamento

Com a obrigação de marcar, os dragões atacaram melhor a segunda parte, mas perderam Bosingwa, por lesão, e Mariano entrou para o seu lugar. Raul Meireles passou para defesa-esquerdo e Fucile foi para a direita. O FC Porto atacava cada vez mais e teve na cabeça de Tarik a maior oportunidade do segundo tempo. O marroquino falhou e foi substituído por Farias.

O árbitro teve um desempenho medíocre. Helton defendeu um remate fora da área e nada foi assinalado. Já a dez minutos do fim, o uruguaio Fucile foi expulso com vermelho directo, após entrada ríspida sobre Kobiashvili. Os adeptos do dragão sentiam a eliminatória a fugir e ainda reclamaram um penálti sobre Farias. Mas a grande explosão de alegria surgiu aos 86 minutos, quando Lisandro conseguiu inaugurar o marcador após jogada individual.

Oportunidades falhadas levam à eliminação

O FC Porto festejava ainda o golo de Lisandro quando Asamoah quase atirou os dragões para fora da Champions. O prolongamento teve uma toada idêntica ao tempo regulamentar. Um FC Porto controlador a ter as melhores oprtunidades perante um Schalke mais disposto a defender do que a marcar um golo. Quaresma teve o segundo golo nos pés mas falhou perante Neuer, o guarda-redes alemão que protagonizou uma excelente exibição. Farias e Pedro Emanuel estiveram perto de marcar enquanto o Schalke pouco arriscou. Slomka apenas fez as suas duas últimas substituições já nos últimos dez minutos do prolongamento.

Ao não conseguir marcar, a equipa de Jesualdo deixou a sorte do jogo decidir-se na lotaria das grandes penalidades. Neuer defendeu os penáltis de Bruno Alves e Lisandro.Os alemães com quatro tiros certeiros venceram.

“Eliminação cruel”

No flash-interview, após o encontro, Jesualdo Ferreira afirmou que “a eliminação foi cruel”. O técnico dos dragões lamentou “ a falta de eficácia” e considera que a sua equipa “dominou o jogo todo” perante um adversário que “se limitou a defender”.

O FC Porto pode lamentar as oportunidades perdidas ao longo do encontro. O Schalke passa assim aos quartos-de-final da Liga dos Campeões com Neuer a cotar-se como o melhor em campo.