Esta terça-feira o linguista Noam Chomsky vai estar em directo, a partir dos EUA, em videoconferência, para oito universidades espalhadas pelo mundo, incluindo a Universidade do Porto (UP). O Canadá, a República Checa e os próprios Estados Unidos são alguns dos países com instituições associadas.

A UP associou-se à iniciativa do Global Consortium do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e vai disponibilizar uma sala da Reitoria para transmitir a videoconferência. A “aula” vai incidir sobre o tema “Poder, Política e Propaganda” e terá a duração de cerca de uma hora, dividida entre a intervenção do professor e algumas perguntas da audiência. A videoconferência da UP é aberta ao público, mas requer inscrição prévia.

Noam Chomsky é professor de Linguística do MIT há 40 anos. O seu nome é também conhecido pela sua orientação política de esquerda e pelas duras críticas que lança à política externa norte-americana. É autor de mais de 90 obras, que vão da linguística, à política, passando pelos temas internacionais.

Em 2005, Chomsky foi considerado o mais importante intelectual vivo, através de uma votação promovida pela revista britânica “Prospect” em conjunto com a “Foreign Policy”. No ano seguinte foi sétimo numa lista dos “Heróis do nosso tempo”, divulgada pela revista “New Statesman”.