O Dia Internacional dos Museus, que se assinalada domingo, vai ser festejado por todo o país, durante todo o fim-de-semana. Exposições, concertos e ateliês são algumas das apostas dos museus para comemorar o seu dia, de forma a atrair mais visitantes.

A subdirectora do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), Clara Camacho, afirmou ao JPN que “as pessoas estão a visitar mais os museus”. “O Dia Internacional dos Museus e, mais recentemente a Noite dos Museus [sábado], têm atraído habitualmente muito público aos museus, esperando-se que este ano isso também aconteça”, referiu.

O IMC, organismo que tutela os palácios e museus nacionais, considera que estas entidades “devem ser cada vez mais instrumentos de mudança” e “agentes de desenvolvimento económico” do país. Clara Camacho afirmou ainda que “são datas que já estão inscritas no calendário cultural nacional e que contribuem para animar a vida dos museus e trazer novos visitantes”.

Actividades no Porto

Durante os dois dias de festa dos museus a entrada é gratuita. O leque de ofertas varia de museu para museu. Na cidade do Porto só dois museus não vão participar nas festividades, como o Museu da Imprensa e o Museu Militar.

Há programações para todos os gostos, desde os mais românticos até os mais aventureiros. O Museu Romântico do Porto vai oferecer um jantar temático e música com os alunos do conservatório de música do Porto. Já o Museu dos Transportes e Comunicações vai revelar aos seus visitantes os segredos do Edifício da Alfândega, através de uma visita guiada.

O Museu de Serralves vai oferecer uma programação familiar, para que pais e filhos explorem todos os espaços do museu e parque. O Museu Soares dos Reis escolheu como temática principal os “Fantasmas dos carrancas”.

A Casa-Museu Guerra Junqueiro tem como tema das festividades do Dia internacional dos Museus, as “mil e uma noites”. Para quem gosta de vinho, o Museu do Vinho do Porto vai realizar um mini-concurso de prova de vinhos.

O Museu do Carro Eléctrico vai levar os visitantes numa viagem nocturna à luz de candeias, pela linha marginal do Douro. Na zona da Boavista, o Museu do Papel Moeda tem uma programação dirigida especialmente a pessoas com necessidade especiais – exemplo disso é a peça “Escuta-me”, interpretada por actores com paralisia cerebral.