“Aqui não entram charlatães”, a garantia vem do Mestre Alves e serve de convite à entrada na III Feira Esotérica de Bruxos, o evento que, até domingo (8 de Fevereiro), reúne no Porto mais de vinte videntes, pais de santo, tarólogas, médiuns, quiromantes e outros especialistas do mundo do oculto e do esoterismo.

Organizada pelo medium e vidente Luís Alves, conhecido como Mestre Alves, a feira pretende “desmistificar o que as pessoas pensam sobre o mundo do oculto”. Para isso, o promotor promete apenas “dizer a verdade do mundo esotérico no palco da verdade e da mentira” (Vídeo).

Entre cartas e cristais (Fotogaleria), os visitantes podem compreender e desvendar o passado, o presente e o futuro nos mais de vinte stands disponíveis. Em “consulta” ao JPN, a taróloga/médium Fernanda Ribeiro afirma que há muita procura de soluções para problemas amorosos. “São casais que muitas vezes têm uma terceira pessoa na vida deles e que me vêm procurar para eu os reconciliar”, esclarece.

Preços e horários

Para todos os interessados, a III Feira Esotérica de Bruxos está aberta, até domingo, 8 de Fevereiro, das 11 às 23 horas, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. A entrada custa dois euros e o valor das consultas é de 35€.

“Aqui, os charlatães só têm um caminho. Ponho-os lá fora!”, reforça o Mestre Alves, para quem é importante definir a “distinção entre os profissionais do mundo oculto, como os bruxos e os médiuns, e os do mundo esotérico, como os tarólogos”. Uns metros ao lado, as palavra são”adivinhadas” por Euçália Gomes, especialista em Numerologia. “Não pretendo dar soluções a ninguém”, adverte, assumindo antes a missão de “informar e tentar explicar influências astrais na vida das pessoas”.

Ajuda em tempo de crise

O primeiro dia da feira não contou com muitos visitantes. O ponto alto deve acontecer no sábado, dia em que o mestre Alves organiza uma palestra para desvendar as causas da crise que se vive no país. A crise tem sido, aliás, responsável pelo aumento da procura dos serviços dos profissionais do mundo do oculto. A maioria chega em “busca de uma saída com o objectivo de conseguir trabalho”, revela Simara, cantora brasileira que chega ao Porto como taróloga e especialista em cristais.

Interessada pelo esoterismo “desde os dois anos” e presença constante nas feiras do mestre Alves, Simara procura resolver os mais variados problemas através da “colocação dos cristais pelo corpo”. “Amor, sempre”, garante a cantora. Já sobre a crise, a opinião é bem… terrena “Há pessoas que, quando não conseguem emprego, metem a paranóia de que alguém lhes fez mal, mas isto é uma etapa que temos que viver”.

À procura de ajuda, ou por simples curiosidade, os visitante podem alargar os conhecimentos sobre o mundo do oculto nos diferentes espaços da feira. À venda está também uma parafernália de objectos místicos para atrair amor, dinheiro e saúde.