“As redes sociais que estabelecemos no mundo de hoje são fundamentais”. As palavras são de Tiago Forjaz e serviram de mote para a conferência que, na passada quinta-feira, levou o fundador do “Star Tracker” – a maior rede social feita por portugueses para portugueses – à EGP – University of Porto Business School (EGP-UPBS).

Perante uma plateia onde não faltaram jovens empresários, Tiago Forjaz destacou a importância do networking na vida profissional. Ou não fossem as redes sociais “espaços onde pessoas que têm interesses e objectivos em comum no mundo virtual, podem explorá-los no mundo real”, destacou.

O Star Tracker

O Star Tracker é uma rede social de nicho onde estão agregados vários talentos portugueses nas mais variadas áreas, oriundos de mais de 125 países. Ali , as pessoas podem demonstrar o seu talento, partilhar experiências e trocar ideias. “Foram inúmeras as pessoas que conseguiram mudar de emprego através do Star Tracker”, realça Tiago Forjaz.

De acordo com o “gestor de talentos”, “toda a gente tem talentos“, mas “ter uma boa rede social” pode abrir muitas oportunidades. O bem de estar de estarmos inseridos numa boa rede social é saber que estamos rodeados de pessoas de confiança e de credibilidade que nos genuinamente conhecemos”, defende.

O que é o networking?

Foi com esta pergunta que Tiago Forjaz deu início à palestra, para logo contesxtualizar: “Somos um país que se move muito pela capacidade de acesso as pessoas e construir uma boa rede de contacto foi importantíssimo para a minha carreira”, referiu.

A resposta adivinhava-se viria logo a seguir. Fazer networking, desvendou Tiago Forjaz, é estabelecer contactos e ligações com pessoas de credibilidade. “Tem de ser algo que é construído com confiança, com partilha e com muita generosidade”.

“Quero ajudar esta geração a perceber o networking como uma coisa perfeitamente legítima, útil e importante para o pais”, desafiou ainda Tiago Forjaz, revelando o caminho até se chegar ao ”Quinto Império”.