A ministra da Educação anunciou ontem a abertura de um novo concurso para a construção de mais cem novas salas para o pré-escolar. A área metropolitana do Porto vai ser uma das prioridades, com um alargamento de 8% da rede pré-escolar, ao passo que a de Lisboa vai crescer 10%. O objectivo passa, segundo Maria de Lurdes Rodrigues, por diminuir “os impactos das desigualdades sociais e económicas” entre os alunos.

O investimento inicial é de seis milhões de euros, mas a ministra da Educação diz que “não haverá, à partida, um limite orçamental”. Basta “as autarquias ou as instituições entenderem fazer um esforço de apresentação de um número superior de candidaturas”, realçou a ministra.

A proposta do governo surge numa altura em que se debate a sobrelotação dos estabelecimentos de ensino pré-escolar em Portugal. Uma realidade que o JPN pôde comprovar, esta semana, junto de várias instituições portuenses.

O prazo proposto pelo governo para a criação das novas salas é de um ano e meio. Filomena Amorim, do Agrupamento Afonso I, em Gaia, Download file” title=”diz”>diz que a rede pública só precisa que o governo disponibilize as condições materiais para aumentar a oferta. “Basta quererem que conseguem”, conclui.