O FC Porto recebeu a Naval 1º de Maio no Dragão e venceu num jogo fácil para a equipa da casa. Mesmo sem poder contar com Hulk nem Fernando, os «dragões» não facilitaram e bateram os figueirenses por 2-0. O FC Porto entrou a todo o gás, e não permitia nenhuma margem de manobra à equipa comandada por Ulisses Morais, e foi sem surpresas que inaugurou o marcador por Mariano Gonzalez, aos 30′. Os azuis-e-brancos entraram na Segunda parte com vontade de pôr um ponto final na questão e Lucho, aos 68′, fixou o resultado final em 2-0. Os «dragões» ficam assim isolados no 1º lugar, com quatro pontos de vantagem sobre o Sporting e cinco sobre o SL Benfica.

O Sporting recebeu o Rio Ave e venceu por 2-0, fechando assim uma das semanas mais negras na história do clube. Rochemback regressou ao onze após lesão e até fez o gosto ao pé. Os «leões» entraram em campo com o orgulho ferido e com vontade de resolver o jogo cedo. Aos 22′, Moutinho, com um remate de ressaca depois de assistência de Derlei, inaugurou o marcador. A equipa libertou-se mais com o golo, e perto do intervalo, surgiu o segundo. Bruno Mendes cortou a bola com a mão à entrada da área, vendo o segundo cartão amarelo, e consequente expulsão. No livre resultante, Rochemback fuzilou Paiva, elevando a contagem para 2-0. No Segundo tempo, os leões limitaram-se a gerir o resultado, impondo uma toada mais lenta, assegurando o triunfo e o segundo lugar da tabela.

O SL Benfica registou a primeira derrota em casa na presente época, frente ao Vitória de Guimarães. As «águias» dominaram o jogo inteiro, criando sucessivas ocasiões de golo, mas sempre sem sucesso, pecando muito na finalização. O Vit. Guimarães saía poucas vezes do seu meio-campo, apostando em rápidas incursões na tentativa de apanhar o adversário em contra-pé. Até que a estratégia de Manuel Cajuda acabou por dar frutos. Num rápido contra-ataque liderado por Marquinho, Roberto gelou o Estádio da Luz, apontando o único tento do encontro aos 66′. O Benfica apertou, mas a defensiva vimaranense nunca cedeu, levando assim os 3 pontos. Os «encarnados» perderam assim o segundo lugar, e encontram-se agora a cinco pontos do líder.

Liga Portuguesa – 22ª Jornada

Lucho (FC Porto), 9 golos
William (Paços Ferreira), 8 golos

Quatro pontos separam 4º e 7º classificados

O Leixões parece ter perdido o fulgor do início de época, e perdeu por expressivos 4-0, frente ao Paços de Ferreira. A antiga equipa de José Mota somou um triunfo importante na fuga aos lugares de descida, realizando uma boa exibição e agravando a situação dos Leixonenses, que recebem o Sporting na próxima jornada.

Depois do empate no Parque dos Príncipes, o Braga recebeu a Académica, mas não foi além de um empate a uma bola. Jorge Jesus promoveu várias alterações, poupando alguns titulares, mas apesar de controlar a maior parte do encontro a sua equipa não conseguiu bater os «estudantes».

Marítimo e Nacional repartiram pontos no dérbi madeirense, empatando a uma bola. Os alvi-negros marcaram primeiro por Juliano, mas Baba repôs a igualdade aos 66′. Os verde-rubros jogaram os últimos 20 minutos com menos uma unidade, mas a equipa da casa não conseguiu aproveitar a vantagem numérica para vencer o jogo e subir ao quarto lugar.

Vitória de Setúbal foge da zona de despromoção

Os sadinos somaram um triunfo importante fora de portas, vencendo o Trofense por 1-0 (golo de André Marques) ficando assim com cinco pontos de vantagem sobre a “linha-de-água”. O Rio Ave foi a Alvalade perder por 2-0, e é o novo «lanterna vermelha» do campeonato, por troca com o Belenenses. A turma de Jaime Pacheco recebeu o Estrela da Amadora e aos 27’ já perdia por 2-0, mas conseguiu chegar ao empate, subindo um lugar na classificação, situando-se ainda, nos lugares de descida.