O Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL) vai integrar 1114 jovens recém-licenciados em 2009. O número representa um acréscimo superior a 10% face a 2008, ano em que foram atribuídos mil estágios.

Segundo a assessoria de imprensa do Secretário de Estado adjunto da Administração Local, as freguesias e os municípios já se encontram em fase de candidatura para a abertura de estágios nas áreas curriculares de que necessitam. Eduardo Cabrita garante ainda que todas as freguesias que concorrerem terão no mínimo um estagiário.

Os futuros estagiários devem ter até 30 anos e vão ser seleccionados através de critérios como a “qualificação académica, prova escrita, entrevista ou concurso público”, explicou ao JPN Armando Vieira, presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), entidade que discutiu o PEPAL num encontro com Eduardo Cabrita, em Lisboa.

Cada estagiário irá receber cerca 900 euros mensais, verba suportada pelo Programa Operacional de Potencial Humano. Para os próximos dias é aguardada a publicação de dados concretos sobre o número e a área dos estágios atribuídos a cada freguesia ou município.