Do vegetarianismo à gastronomia, da obesidade infantil à nutrição em doentes oncológicos, estes são alguns dos temas que estão em debate no XIX Congresso Científico que decorre, desde ontem, terça-feira, na Fundação Engenheiro António de Almeida.

Organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (AEFCNAUP), o evento reúne várias figuras nas áreas da investigação e da saúde. “Tentamos trazer especialistas de todas as áreas da nutrição”, destaca Rodrigo Santos, presidente da AEFCNAUP.

Combater a obesidade “em equipa”

A obesidade infantil foi um dos temas em destaque na primeira sessão do congresso organizado pela AEFCNAUP. Segundo a psicóloga Linda Candeias, a solução para o problema depende de “um trabalho de equipa, da criança, da família do especialista e até da comunidade”.

Este ano, o congresso centra-se na temática da Nutrição Clínica e pretende “alertar” para os cuidados alimentares a ter “em doenças tão distintas como a diabetes, a obesidade ou o cancro”. Em destaque está igualmente o vegetarianismo que, para Rodrigo Santos, “é um estilo de vida que cada vez tem mais adeptos e que traz muitos benefícios”.

Inserido na XIX Semana de Ciências da Nutrição, o congresso termina hoje, pelas 17h30, seguindo-se um jantar de encerramento. Para sexta, sábado e domingo, está agendado um Fim-de-Semana Desportivo.