Até 29 de Julho, a Universidade do Porto (UP) muda de morada para a segunda edição da Universidade de Verão. A iniciativa, que arranca esta segunda-feira, tem como tema “Ciências, Artes e Culturas em Contexto Regional” e promete tornar o Porto e Arouca em novos pólos de conhecimento.

Módulos:

Arouca – 13 a 25 de Julho
– Artes nos caminhos de Cister em Portugal
– Formas que comunicam – seis percursos pelo Mosteiro
– Genética, agricultura e alimentação. Desafios para o século XXI

Porto – 13 a 29 de Julho
– Reabilitação Urbana – dos conceitos à prática
– O Porto na literatura portuguesa dos séculos XIX a XXI – representações e simulações
– Um porto barroco na globalização – a cidade e as artes

Destinada a estudantes universitários e licenciados, portugueses ou estrangeiros, a antigos estudantes da UP ou a profissionais que detenham as competências necessárias para a frequência nas aulas, a Universidade de Verão divide-se em seis módulos (Ver caixa).

Em comum, mantém-se a colaboração com várias entidades locais, fomentando visitas de estudo e “novas abordagens multidisciplinares e inovadoras”, como se pode ler em comunicado da instituição.

O arranque do pólo de Arouca realizou-se esta segunda-feira. Já o pólo do Porto abre as portas esta quarta-feira, 15 de Julho, com uma sessão realizada no Salão Nobre da reitoria da UP.