Da mecânica aos robôs, da química aos tubos de ensaio – são estes alguns dos cenários que se pode encontrar na 11.ª edição da “Semana Profissão: Engenheiro”, um evento organizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que reúne cerca de mil jovens. O objectivo é dar a conhecer os cursos e projectos da FEUP e mostrar aos alunos como é ser engenheiro.

De quarta a sexta-feira, os potenciais futuros engenheiros podem participar em mais de 50 actividades. Este ano, a principal preocupação é alertar para as questões sociais da engenharia, “por exemplo, como salvar o mundo”, afirma Liliana Carvalho, coordenadora do evento. Numa iniciativa em que a “FEUP abre as portas ao secundário”, acrescenta.

Esperam-se mil alunos na 11.ª edição

Nesta edição, à semelhança do que aconteceu no ano passado, são esperados cerca de mil alunos e 70 professores. A limitação de inscrições “é uma decisão estratégica da organização”, mais direccionada agora para os alunos do secundário e que se torna “mais eficaz em termos de organização e qualidade das actividades”, salienta a organização.

No ano passado, 60% dos alunos que participaram na “Semana Profissão: Engenheiro“, e que frequentavam o 12.º ano, candidataram-se para cursos na FEUP. Frederico Correia, aluno do secundário, não sabe ainda se este também vai ser o seu caso. No futuro, admite que a Engenharia é uma possibilidade. “Mas até lá ainda tenho que pensar bem”, conclui.

O mesmo não se sucede com Jessica Oliveira, que, apesar de frequentar o 12.º ano, ainda não sabe o que seguir no futuro. Tem, porém, uma certeza: “Engenharia não será certamente.” Contudo, sublinha a importância de eventos deste cariz porque ficou “a saber mais sobre a universidade, os cursos e médias”.