Mais de 7500 alunos candidataram-se, este ano, à Universidade do Porto (UP). Estavam disponíveis 4155 vagas. Pelo segundo ano consecutivo, a UP foi a única universidade portuguesa com uma taxa de 100% de preenchimento de vagas. Para a vice-reitora da UP, Maria de Lurdes Fernandes, estes números só comprovam uma coisa: “o esforço do trabalho desenvolvido pelas faculdades é reconfortante e mostra que estamos no bom caminho na aposta da qualidade do ensino.”

Os dados, disponibilizados pelo Ministério da Educação, garantem também que a UP é a instituição de ensino superior com os dois cursos com as médias de entrada mais altas: 18,5, na licenciatura em Medicina da Faculdade de Medicina (FMUP), e 18,3, no mesmo curso do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

Dos dez cursos com as médias mais altas, quatro são da UP – para além dos acima referidos, também as licenciaturas de Arquitectura da Faculdade de Arquitectura (FAUP) e Bioengenharia da Faculdade de Engenharia (FEUP) contaram com médias elevadas..

Depois de uma primeira fase com uma taxa de 100% de preenchimento, Maria de Lurdes Fernandes diz, ao JPN, que algumas vagas vão ficar disponíveis para a segunda fase “porque, muitas vezes, os alunos ficam colocados na segunda opção, já que as médias de alguns cursos são muito altas e acabam por não efectuar a matrícula na primeira fase para tentarem entrar, posteriormente, no curso que realmente desejam”.

Ainda de acordo com os dados do Ministério da Educação, a média mais baixa da UP foi registada no curso de Matemática, com 10,85 valores.